Recria em confinamento no período da seca: uma excelente alternativa para o pecuarista! - Boitel Chaparral

Publicações

Recria em confinamento no período da seca: uma excelente alternativa para o pecuarista!


22/07/2022

O período seco do ano sempre foi um desafio para os pecuaristas, muito em função da baixa oferta de forragens, tanto em quantidade quanto em qualidade.
Nos últimos anos, o que se observa é uma intensificação desse período de seca, tornando a atividade mais desafiadora. Não é raro vermos situações de bezerros desmamados nos meses de Maio a Julho, e recriados a pasto na seca, chegando no período de chuvas pesando menos do que seu peso à desmama. Somado a esses fatores, o preço do bezerro não para de subir, alcançando valores históricos. O ágio do preço do bezerro referente ao preço boi gordo ficou em 51,9% no mês de março de 2021, a maior marca já alcançada para esse indicador de reposição.

Uma estratégia que pode reduzir os custos da @ produzida na recria e aumentar a margem para o pecuarista é intensificar a recria no período da seca através da recria em confinamento, diluindo assim o preço inicial do bezerro, seja ele de desmame ou compra, possibilitando melhores margens se comparado a um sistema de recria tradicional.
Além da parte econômica, o sistema de recria confinada traz uma grande vantagem ao desenvolvimento dos pastos na época de transição seca-águas que é manter os animais fechados no confinamento durante a fase de rebrote dos pastos no início do período chuvoso.

Quando os animais não estão nos pastos durante o rebrote, a planta cresce sem ser consumida, isso proporciona que suas reservas energéticas sejam preservadas. Com isso temos plantas mais vigorosas no primeiro ciclo de pastejo e isso segue nos ciclos seguintes.
Por isso, várias alternativas de intensificação a pasto no período da seca têm sido propostas ao longo dos anos, a recria de bezerros confinados no período da seca vem ganhando espaço como alternativa viável para melhoria de rentabilidade e redução do ciclo de produção. Como toda nova tecnologia, esse tipo de sistema requer muitos cuidados e orientações de profissionais especializados e com experiência na condução correta, reduzindo os riscos e alcançando os resultados desejados.

Fonte: Portal do Agronegócio