Melhores práticas para o confinamento bovino - Boitel Chaparral

Publicações

Melhores práticas para o confinamento bovino


29/06/2022

O confinamento bovino é uma das etapas mais importantes da produção agropecuária. No entanto, como fazê-lo da forma adequada? Em que momento ele se torna necessário para os gados de corte ou de leite? De que formas ele interfere na produtividade?
Pensando nessas questões, elaboramos este texto. Durante a leitura, você encontrará as melhores práticas para esse momento tão relevante. Confira o artigo até o fim para saber mais a respeito e melhore o seu sistema de confinamento!

Quando devo realizar o confinamento do gado?
Em poucas palavras, podemos dizer que isso varia bastante de produção para produção. Vale lembrar que o confinamento nada mais é do que um sistema de criação. Nele, lotes de animais são fechados em espaços com áreas restritas próprias para essa finalidade.
Quando confinados, é fundamental alimentar o rebanho. Os alimentos, por sua vez, são fornecidos em linhas de cocho, e a água, em bebedouros.
Geralmente, o mais indicado é que esse processo seja realizado durante os períodos de seca. Afinal, nessas épocas, ocorre uma escassez na forragem para o pastejo dos animais. Portanto, torna-se mais estratégico, do ponto de vista do negócio, utilizar o confinamento para melhorar a qualidade da carcaça e otimizar a criação.
Ainda assim, fazer um bom confinamento requer bastante planejamento de quem trabalha na área, porque há uma série de cuidados para se tomar durante esse período. As especificidades climáticas do inverno brasileiro, por exemplo, podem causar alguns problemas indesejáveis para o gado confinado.

A forma de confinamento interfere na produção?
Os confinamentos bem planejados e executados de forma adequada originam animais mais fortes, sadios e robustos. Por consequência, há como obter melhores produtos e alcançar oportunidades de negócio mais vantajosas a partir desse tipo de prática.
Se empregado estrategicamente — e com foco no bem-estar dos bovinos —, a produção tende a ser bastante satisfatória. Assim, os lucros da atividade pecuária podem aumentar em períodos que normalmente haveria queda na produtividade, como o que ocorre em decorrência dos efeitos da entressafra e da seca no pasto.

Quais as vantagens de realizar o confinamento de bovinos?
Conforme mencionamos nos tópicos anteriores, a principal vantagem pode ser notada no ganho de produtividade que o confinamento pode trazer, já que o ressecamento do pasto pode comprometer bastante o desenvolvimento do gado.
De qualquer modo, essa vantagem só se tornará perceptível a partir de um bom planejamento, já que a estrutura, os materiais e as técnicas utilizadas são os grandes segredos por trás do sucesso de um confinamento bovino.
O bem-estar animal nos confinamentos pode ser um diferencial em sua produção. Durante o manejo, nenhum instrumento como ferrão ou bandeira é usado e os vaqueiros nem precisam tocar no gado. Além de um período de adaptação dos animais no pasto, alguns cuidados são tomados antes de submetê-los à vacinação e a outros estresses.