Época de seca: planejamento e confinamento - Boitel Chaparral

Publicações

Época de seca: planejamento e confinamento


20/06/2023

A fase de transição entre as águas e a seca é um momento muito importante para a pecuária, já que é neste período que são tomadas decisões que irão influenciar todo o ciclo da atividade.

A chave para conquistar bons resultados na pecuária é se planejar. O criador deve ter traçada a sua meta para o ano e, dessa forma, tomar as decisões de acordo com o objetivo de sua propriedade.

Por ser uma época de pouca chuva e, consequentemente, de queda na produção e na qualidade das forragens, alguns fatores estratégicos podem auxiliar o pecuarista no momento das decisões.

O confinamento para engorda e terminação de bovinos de corte é uma forma muito eficaz de aumentar a eficiência produtiva e o retorno da atividade, com ótimas chances de se obter excelentes resultados. Além disso, justamente por permitir o ganho de peso em áreas menores, esse é um bom sistema de produção para pequenas propriedades.

De acordo com a Embrapa Gado de Corte, as principais vantagens para a criação de bovinos em confinamento são:

– Necessidade de área pequena (12 m2/ animal);

– Ganhos de peso altos;

– Engorda rápida.

Embora seja indicado para o ano todo, o confinamento é altamente recomendado na época da seca por dois motivos:

1) Financeiro: é possível ofertar esse boi gordo em uma época em que há menor oferta no mercado, conseguindo um melhor preço da arroba.

2) Manejo facilitado: é muito mais fácil manejar os animais confinados na época da seca se eles estão adensados, pois não tem chuva, evita lama e os problemas decorrentes disso.

O confinamento deve, então, ser pensado a partir de julho para ofertar esses animais no início das águas em uma época em que há menor oferta no mercado e maior preço da arroba.