Qual a melhor época do ano para confinar? Preciso esperar o inverno para fechar os animais? Posso confinar o ano inteiro? Essas e muitas perguntas cercam o produtor na hora do planejamento e por isso vamos te ajudar a entender as duas possibilidades para confinar: o ano todo ou apenas no período da seca.
Historicamente, confinar na seca começou como uma estratégia para garantir a engorda do gado durante a entressafra de pastagens, portanto, é mais comum fechá-los a partir de maio, quando as pastagens começam a perder qualidade e o boi precisa garantir o ganho de peso.
A prática continua muito usada pela maioria dos produtores em todo o Brasil. O objetivo é garantir a engorda “aqui dentro”, enquanto “lá fora” as baixas temperaturas, a seca e as geadas comprometem o pasto. Como o animal não pode perder peso, é no confinamento, durante o inverno, que ele tem acesso a todos os sais minerais e nutrientes que o pasto deixa de ter por conta das condições climáticas e do estágio vegetativo fibroso. Além disso, durante o período das águas, é possível maior lotação animal nas pastagens, permitindo o ajuste de carga de pastejo no período do inverno, para, depois, escoar a arroba magra por arroba gorda no confinamento. Em resumo, maior produção de arrobas por unidade e por ano pecuário.
Sendo assim, optar pelo confinamento entre os meses de maio e agosto, com o planejamento adequado, dieta balanceada e estrutura ideal para receber os animais é uma ótima escolha para o produtor que deseja garantir mais lucro nesse período do ano.
Contudo, quando falamos em confinamento, novas possibilidades e tecnologias surgem a cada ano. Por exemplo, a de fechar os animais o ano todo. Não é segredo que confinar de janeiro a janeiro demanda mais custos e um planejamento que não pode ter erros. No entanto, o que chama a atenção do produtor que opta pela prática todos os anos é a possibilidade de produzir mais em menor espaço de tempo e espaço.
Confinar o ano todo é uma ferramenta de ganho que vem conquistando muitos produtores que desejam garantir mais lucro em todos os meses do ano. Essa já é uma prática que exige mais do produtor, desde que bem planejada é possível garantir esse montante a mais por mais vezes em um único ano.
Independente da escolha é preciso concentrar as ações no planejamento para evitar pequenos erros e garantir lucro no confinamento. As duas opções são vantajosas, desde que bem planejadas e organizadas.