Confina Brasil destaca boitel como estratégia lucrativa durante visitas em Mato Grosso - Boitel Chaparral

Publicações

Confina Brasil destaca boitel como estratégia lucrativa durante visitas em Mato Grosso


29/07/2024

A pesquisa-expedicionária Confina Brasil visitou, na semana de 15 a 19 de julho, confinamentos de gado de corte (boitel) em Mato Grosso, passando pelas cidades de Brasnorte, Novo Horizonte do Norte, Nova Monte Verde, Colíder, Nova Canaã do Norte e Sinop.

Durante as visitas, os especialistas da Scot Consultoria, organizadora do projeto, coletaram dados sobre a nutrição, sanidade, tecnologia, gestão, bem-estar animal e sustentabilidade, além de identificarem as principais características do setor em termos de gestão e manejo.

Um dos destaques apontado pela equipe foi a mudança de visão dos pecuaristas para os boitéis.
“Percebemos uma mudança de visão, onde o boitel não é mais visto como uma estratégia somente para não deixar o animal desamparado na seca. Pecuaristas passaram a ver lucratividade na terceirização do processo de terminação do gado e os confinadores veem como uma oportunidade de rentabilizar ainda mais o negócio, tendo como outros benefícios a possibilidade de aumentar o rebanho e a taxa de lotação das fazendas”, comentam os especialistas da Scot, em nota.

Ao terceirizar a fase de terminação do gado — que, em média, dentro de 100 dias será levado para o frigorífico —, o pecuarista tem as despesas de suas cabeças de gado detalhadas e acompanhamento nutricional dos bovinos, além de receber relatórios sobre a evolução de seus lotes e contar com padronização do manejo.

Fonte: Portal DBO