fbpx

Publicações

Avanço nas negociações para abertura do mercado canadense à carne brasileira


11/05/2018

O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Eumar Novacki, reuniu-se com o ministro parlamentar da Agricultura do Canadá, Jean-Claude Poissant, na quarta-feira, 2, com o objetivo de obter avanços na pauta de exportações brasileiras para aquele país. Novacki, que lidera missão brasileira ao país, também participou da abertura da Feira SIAL Canadá 2018 e da inauguração do Pavilhão Brasil na feira, que conta com 22 expositores nacionais.

A feira, realizada em Montreal, é o principal evento da indústria de alimentos canadense e porta de entrada para os produtos agropecuários do Brasil na América do Norte.

Na reunião com Poissant, Novacki conversou sobre a o propósito de destravar negociações para ampliar as exportações e acelerar a análise canadense para abrir o mercado a produtos brasileiros, principalmente as carnes.

O Brasil negocia a liberação das exportações de carnes há alguns anos com o Canadá, o que deve avançar a partir desta missão, acredita o secretário executivo do Mapa. Questionamentos canadenses que estavam pendentes foram respondidos e a missão recebeu novas demandas das autoridades canadenses. Uma missão técnica canadense deverá ser enviada no segundo semestre deste ano, para avaliar o sistema de carnes bovinas e suínas brasileiras. O Brasil já exporta carne de frango para o Canadá.

A comitiva brasileira também participou de reunião com membros da agência de inspeção de alimentos canadense.

Fonte: Norte Agropecuário